segunda-feira, 30 de abril de 2012

XADREZ ESCOLAR 04

Estilos de jogo (jogo posicional e jogo combinativo)
Eudismar Abreu

Os enxadristas podem ser separados em duas classes. Aqueles que preferem o jogo posicional e os que preferem o jogo de combinação. No entanto não existem jogadores completamente posicionais, assim como não existem jogadores completamente táticos, em geral uma coisa necessita da outra, o jogador posicional necessita da combinação tão quanto o jogador combinativo necessita do jogo posicional.
Combinação é o termo utilizado para descrever uma sequência de lances forçados que visão adquirirem vantagem durante a partida. No entanto, uma combinação geralmente ocorre mediante um melhor desenvolvimento de peças que o adversário, a qual é conseguida graças ao conhecimento do jogo posicional.
O jogo posicional procura obter uma melhor distribuição das peças no tabuleiro. O jogador posicional se preocupa em criar debilidades no campo de batalha e nas peças inimigas.
O jogo posicional é fundamental para o jogador de xadrez. Não podemos realizar uma combinação correta sem que antes tenhamos realizado um bom jogo posicional.
A posição do diagrama abaixo surgiu na partida entre Edilsom Farias e Luca Correa. A partida citada foi disputada pela Final do Campeonato Piauiense Absoluto 2011, a competição reuniu os dez melhores enxadristas piauienses no ano de 2011.
Observem que as brancas após haverem jogado 11 lances, conseguiram alcançar um melhor desenvolvimento de peças que as negras. O que por sua vez proporcionou uma combinação bem executada por Edilsom Farias.
A s brancas jogaram 12.Bxh6! Excelente entrega do bispo, visando o ataque direto sobre o rei negro.
A partida seguiu com 12...gxh6 13.Dxh6 Te8 14.Cg5 Tf8 15.f4!
15...a5 16.Tf3 pretas abandonam 1-0. Nada poderia impedir a entrada da torre branca na coluna G com ameaça inevitável de mate.
Podemos concluir que o jogo de combinativo é mais belo que o jogo posicional. Porém, as combinações só poderão ser realizadas com perfeição devido um bom jogo posicional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário