sexta-feira, 4 de maio de 2012

Xadrez Escolar 05

Estratégia Parte 01

Eudismar Abreu

 

O Conceito de Estratégia

No jogo de xadrez, estratégia significa procurar adquirir alguma vantagem sobre o adversário. A estratégia está diretamente relacionada a saber identificar as debilidades existentes no tabuleiro e nas peças, por tanto um enxadrista estratégico deve ter conhecimento de suas fraquezas e as do seu adversário, ser capaz de ponderar as vantagens em posições que envolvem material, mobilidade de peças e estrutura de peões.

Tipos de vantagem

Basicamente existem 05(cinco) tipos de vantagens no jogo de xadrez que podem ser temporárias (dinâmicas) ou permanentes (estáticas) São elas:

1. Vantagem material – Ter força maior que a do adversário;

2. Vantagem posicional – Ter superioridade em mobilidade de peças.

3. Vantagem estrutural - Ter superioridade na estrutura de peões.

4. Vantagem espacial – Ter mais território que o adversário.

5. Vantagem de segurança – Ter seu Rei em segurança enquanto o adversário tem problemas na segurança do seu rei, seja com ele no centro ou com o roque enfraquecido.

Durante a partida devemos procurar adquirir uma ou mais dessas vantagens acima mencionados. Porém não basta apenas sabermos criar essas vantagens, precisamos saber explorar cada uma delas e saber valorizar quais são mais importantes de acordo com a posição das peças no tabuleiro.

Técnica

A Técnica no xadrez significa a capacidade de saber explorar as vantagens adquiridas durante a partida.

Antes de podermos adentrar a respeito de como explorar cada uma das vantagens, devemos conhecer um pouco sobre debilidades. Aguardem a próxima postagem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário